Saean - Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira

Notícias Saean

Saean anuncia início das obras da Barragem do Poquinha

04/11/2022 - Investimento começou neste mês de outubro

Graças ao bom relacionamento do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) e do Poder Executivo Municipal com o Governo do Estado de São Paulo, a construção da Barragem do Córrego Boa Vista foi iniciada neste mês de outubro. O ofício foi emitido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) da Secretaria Estadual de Infraestrutura e as obras estão estimadas em um investimento de R$15 milhões.

Popularmente conhecido como Poquinha, o córrego receberá uma barragem que garantirá segurança hídrica para Artur Nogueira até 2.062, evitando a falta de água em períodos de estiagem. O prazo de execução das obras pelo DAEE é de um ano e meio.

Lucas Sia destacou a importância das obras para o município. “As mudanças climáticas são grandes e precisamos garantir que a cidade esteja preparada em caso de eventos extremos, como longos períodos de estiagem. A represa dará a segurança hídrica que o município tanto precisa, de modo que Artur Nogueira possa crescer e se desenvolver de forma ordenada, sem medo de faltar água para a população”, frisou.

ABASTECIMENTO PARA 40 ANOS

O projeto foi anunciado em fevereiro deste ano e a sessão pública realizada em junho. Atualmente, Artur Nogueira conta com o abastecimento de água por meio da barragem do Cotrins, além da captação superficial em fio d'água do Rio Poquinha e poços profundos no município.

De acordo com Gabriela Montoya, presidente do Serviço de Água e Esgoto de Artur Noueira (Saean), a nova represa vai garantir segurança hídrica em Artur Nogueira, promovendo abastecimento necessário para o desenvolvimento da cidade pelos próximos 40 anos. As projeções serão reavaliadas ao longo dos anos.

Obras de recuperação na Mateus Mariano foram concluídas

As obras na Barragem Mateus Mariano, anunciadas em fevereiro de 2022, foram concluídas. A estrutura apresentava riscos de rompimento e os reparos foram executados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a pedido da Prefeitura nogueirense e do Saean - aumentaram o nível de segurança da barragem e garantiu proteção aos moradores da região.

A reinauguração será feita assim que a represa finalizar o processo de desassoreamento.

De acordo com o DAEE, a barragem apresentava vários pontos de erosão e infiltração de água no maciço, e o risco de rompimento colocou as autoridades em alerta. A recuperação envolveu implantação de um dissipador de energia no vertedouro e controle de erosão na saída do canal que liga o descarregador de fundo e o vertedouro ao rio.

"Trabalhamos para não sermos propagadores de más notícias e, sim, de soluções. Constatamos o problema e imediatamente buscamos resolvê-lo. A obra reafirmou nosso compromisso com a população nogueirense”, destacou o prefeito Lucas Sia.

A barragem ocupa uma área de 160 mil metros quadrados, acumula 587 milhões de litros de água, e responde por mais de 70% do abastecimento público.