Saean - Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira

Notícias Saean

Escassez compromete qualidade da água e Saean paralisa captação no Balneário

22/11/2022 - Autarquia constatou proliferação de algas no manancial e o abastecimento será prejudicado pela falta das chuvas; população deve economizar para que não haja falta do recurso

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) informa que paralisará a captação de água no Balneário Municipal pelos próximos dias. Segundo a autarquia, a falta de chuva tem possibilitado a proliferação de algas do local, comprometendo a qualidade do recurso hídrico. O Saean ressalta o compromisso de sempre levar água limpa e tratada às residências nogueirenses.

“Até que passemos por um período de chuvas intensas, não será mais captado água do local por proliferação de algas no manancial.”, explicou a equipe técnica do Saean.

ECONOMIA PARA NÃO FALTAR ÁGUA

A água captada no Balneário é tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 3, responsável por abastecer os bairros Carolina, Itamaraty, Jd. do lago, Jatobá, Bela Vista II, Humberto Rossetti, Residencial Arrivabene, Orlando Corrêa Barbosa, Egídio e Josephin Tagliari, Martinelli e São João dos Pinheiros (Casinhas).

"Todos os poços estão ligados, mas não são suficientes para mantermos 100% do abastecimento da região. Portanto, pedimos a colaboração dos moradores, principalmente nos bairros citados, através da economia do recurso hídrico, para que não venha faltar água nas casas”, frisou o Saean.

A autarquia destaca que a captação de água no Balneário será retomada após o período de chuvas e as análises comprovarem a boa qualidade da água.

PEQUENAS ATITUDES

Saean ressalta que pequenas atitudes podem colaborar com preservação dos recursos hídricos e economizar na conta de água. Confira abaixo algumas dicas para usar a água com responsabilidade:

- Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa;

- Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado;

- Feche a torneira ao escovar os dentes;

- Opte por vassoura e balde para lavar o quintal;

- Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol;

- Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem;

- Regule as válvulas de descarga;

- Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.

- Acompanhe a campanha em nossas mídias sociais e compartilhe.