Nova equipe da CIPA tem por objetivo defender e melhorar as ações em prol da segurança do trabalhador
16/09/2021 - O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) empossou, nesta segunda-feira (13), os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A nova composição atuará entre o período de setembro de 2021 a setembro de 2022 (1 ano), conforme prevê a legislação.
A comissão é formada pela presidente Fabiana Oliveira da Silva, pela vice-presidente Osana Santos, pela secretária Letícia Ito Sugimoto, e pela suplente Andrea da Silva Gonzalez. De acordo com a presidente da autarquia, Gabriela Montoya, a comissão não era formada desde 2017, e a decisão de trazê-la de volta se deu devido a sua importância e os benefícios que ela traz aos trabalhadores.
“A CIPA irá estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, buscando sempre melhorar as condições de trabalho dos funcionários do Saean. Temos adotado diversas medidas que visem a preservação da saúde e integridade física de nossos trabalhadores”, frisou.
PARA QUE SERVE A CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças relacionadas no trabalho, além de buscar harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.
A Comissão, segundo a legislação brasileira, é constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa.