Saean - Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira

Notícias Saean

Estado publica liberação de R$5,5 milhões para reparos em represa de Artur Nogueira

Autorização foi publicada no Diário Oficial neste sábado (31)

O governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), decretou a abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para a elaboração do projeto e execução de reparos na represa de Artur Nogueira. A publicação da autorização da liberação do valor de R$5.477.133,00 foi publicada no Diário Oficial neste sábado (31). A data do início das obras ainda não foi divulgada pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean).

Gabriela Montoya, presidente do Saean e do PSDB em Artur Nogueira, pontua que a obra será voltada à reforma do Talude que tem caráter emergencial. A assinatura do autorizo, que celebrou o convênio da vinda do recurso para as obras de reparação da barragem do Córrego Cotrins, aconteceu no mês de junho pelas mãos do governador.

NEGLIGÊNCIA
O problema do possível rompimento da Barragem do Córrego Cotrins foi detectado após a Prefeitura e o Saean solicitarem o levantamento de todos os contratos e licitações que estavam em andamento nos últimos anos. Durante a averiguação, foi encontrado um processo de recuperação do local e, pela surpresa, se tratava de uma obra de caráter emergencial. A negligência da antiga gestão diante do fato permitiu que o local fosse condenado por laudos técnicos e apontasse para risco de rompimento.

Ao todo, foram resgatados três laudos técnicos, os quais apontavam falhas na estabilidade e segurança da barragem. Diante das condições alarmantes, o prefeito e a presidente do Saean confirmaram que as conclusões dos relatórios são de recuperação imediata.

Lucas Sia e Gabriela Montoya explicam que alguns órgãos foram informados da gravidade da circunstância, como a Casa Militar; o deputado Vanderlei Macris (PSDB), o qual intermediou uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).


SENSO DE URGÊNCIA
Hoje, o sistema de captação de água da represa Mariano Batista “Cotrins” é responsável por atender a demanda de 70% da população de Artur Nogueira. O senso de urgência das intervenções é justificado também tendo em vista essa dependência do Sistema de Abastecimento do município.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo aconselha que o período mais adequado seja na estiagem. Nesse período, há diminuição dos índices pluviométricos que permitirão que os serviços sejam executados com o reservatório em níveis mais baixos. Além de propiciar melhores condições para a movimentação de terra e compactação do maciço.