Saean - Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira

Dúvidas Frequentes

Alteração de Titularidade

• Como devo proceder para alterar o nome do consumidor em uma fatura?
A atualização cadastral deve ser solicitada através de nosso site. Os documentos necessários e orientações estão disponíveis no link clicando aqui.

Por que não posso ter acesso aos dados do cadastro se não sou titular do CDC (Cadastro do Consumidor)?
As informações são disponibilizadas apenas ao titular do cadastro em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Débitos

Como são listados os débitos de um CDC no site? Por imóvel ou por CPF?
A partir de julho de 2021, o nosso sistema informa os débitos de um CDC por CPF, considerando o período de consumo do usuário.

• A Certidão de Débitos é gerada por endereço ou por CPF?
A partir de julho de 2021, a Certidão de Débitos passa a ser vinculada ao CPF e não mais ao imóvel, sendo considerando o período de consumo do usuário.

Serviços Urgentes

• Como aviso o SAEAN sobre um vazamento de água no cavalete ou na rua (asfalto ou calçada)?
Preferencialmente, o usuário deve entrar em contato com nosso plantão de atendimento, através do telefone 0800 775 4944

• Como faço para comunicar o SAEAN sobre um esgoto vazando na rua/calçada?
Preferencialmente, o usuário deve entrar em contato com nosso plantão de atendimento, através do telefone 0800 775 4944

Fatura

• Qual prazo que tenho para reclamar de uma fatura?
Até 15 dias do vencimento para faturas não pagas e até 60 dias para faturas quitadas dentro do vencimento.

• Como faço para tirar segunda via de uma fatura?
A segunda via pode ser retirada clicando aqui e informando o número de CDC, Dígito Verificador (DV) e CPF do usuário.

• Tenho direito de revisão da minha fatura após identificar e consertar um vazamento interno?
Sim, em casos de vazamentos ocultos, de difícil percepção. Para isto, o usuário deverá procurar o nosso atendimento localizado à Rua 10 de Abril, nº 844 – Centro e apresentar:
1. Declaração original de pessoa física ou jurídica que consertou o vazamento
2. Recibos de mão-de-obra e materiais gastos para o conserto
3. Fotos comprobatórias
4. Requerimento com justificativa para revisão
5. CPF e RG do requerente
6. Fatura original contestada

Falta de Água

• Estou com falta de água, o que devo fazer?
O primeiro passo é verificar se o registro do cavalete não está fechado, impedindo a passagem de água para dentro do imóvel. Caso o usuário não possua débitos, que poderão ter gerado o corte em sua residência, deverá entrar em contato com o setor de manutenção através do telefone 0800 775 4944.

• O SAEAN sempre avisa quando vai haver falta de água?
Sim, o usuário poderá verificar interrupções no fornecimento clicando aqui.

Vazamento Interno

• Como devo proceder para verificar se tenho vazamento interno no meu imóvel?
Veja as informações clicando aqui.

Pedido de Ligação

• Como devo proceder para solicitar ligação de água?
A ligação de água deve ser solicitada pessoalmente em nosso atendimento localizado à Rua 10 de Abril, nº 844 – Centro. Para verificar os documentos necessários, clique aqui.

Prazos

• Quais são os prazos de serviços solicitados ao SAEAN?
Os nossos prazos são estabelecidos conforme Resolução ARES-PCJ nº 209/2017. Para verificar, clique aqui e em seguida, selecione o serviço desejado para saber prazo e demais informações.

 

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