• Como devo proceder para alterar o nome do consumidor em uma fatura?
A atualização cadastral deve ser solicitada através de nosso site. Os documentos necessários e orientações estão disponíveis no link clicando aqui.
• Por que não posso ter acesso aos dados do cadastro se não sou titular do CDC (Cadastro do Consumidor)?
As informações são disponibilizadas apenas ao titular do cadastro em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
• Como são listados os débitos de um CDC no site? Por imóvel ou por CPF?
A partir de julho de 2021, o nosso sistema informa os débitos de um CDC por CPF, considerando o período de consumo do usuário.
• A Certidão de Débitos é gerada por endereço ou por CPF?
A partir de julho de 2021, a Certidão de Débitos passa a ser vinculada ao CPF e não mais ao imóvel, sendo considerando o período de consumo do usuário.
• Como aviso o SAEAN sobre um vazamento de água no cavalete ou na rua (asfalto ou calçada)?
Preferencialmente, o usuário deve entrar em contato com nosso plantão de atendimento, através do telefone 0800 775 4944
• Como faço para comunicar o SAEAN sobre um esgoto vazando na rua/calçada?
Preferencialmente, o usuário deve entrar em contato com nosso plantão de atendimento, através do telefone 0800 775 4944
• Qual prazo que tenho para reclamar de uma fatura?
Até 15 dias do vencimento para faturas não pagas e até 60 dias para faturas quitadas dentro do vencimento.
• Como faço para tirar segunda via de uma fatura?
A segunda via pode ser retirada clicando aqui e informando o número de CDC, Dígito Verificador (DV) e CPF do usuário.
• Tenho direito de revisão da minha fatura após identificar e consertar um vazamento interno?
Sim, em casos de vazamentos ocultos, de difícil percepção. Para isto, o usuário deverá procurar o nosso atendimento localizado à Rua 10 de Abril, nº 844 – Centro e apresentar:
1. Declaração original de pessoa física ou jurídica que consertou o vazamento
2. Recibos de mão-de-obra e materiais gastos para o conserto
3. Fotos comprobatórias
4. Requerimento com justificativa para revisão
5. CPF e RG do requerente
6. Fatura original contestada
• Estou com falta de água, o que devo fazer?
O primeiro passo é verificar se o registro do cavalete não está fechado, impedindo a passagem de água para dentro do imóvel. Caso o usuário não possua débitos, que poderão ter gerado o corte em sua residência, deverá entrar em contato com o setor de manutenção através do telefone 0800 775 4944.
• O SAEAN sempre avisa quando vai haver falta de água?
Sim, o usuário poderá verificar interrupções no fornecimento clicando aqui.
• Como devo proceder para verificar se tenho vazamento interno no meu imóvel?
Veja as informações clicando aqui.
• Como devo proceder para solicitar ligação de água?
A ligação de água deve ser solicitada pessoalmente em nosso atendimento localizado à Rua 10 de Abril, nº 844 – Centro. Para verificar os documentos necessários, clique aqui.
• Quais são os prazos de serviços solicitados ao SAEAN?
Os nossos prazos são estabelecidos conforme Resolução ARES-PCJ nº 209/2017. Para verificar, clique aqui e em seguida, selecione o serviço desejado para saber prazo e demais informações.